segunda-feira, 7 de abril de 2014

“Reportório Osório” subiu ao palco do Centro de Animação Cultural


O espectáculo “Reportório Osório” apresentou-se ao público de Mortágua no passado dia 2, integrado no tour nacional de lançamento do CD. “Canções do Umor”.
Tratou-se de mais um espectáculo promovido pelo Município, no âmbito do programa de animação cultural “Noites Quentes”, cuja temporada tem vindo a decorrer desde o passado mês de outubro
Reportório Osório conta com Luís Fernandes (Voz e Interpretação), Sónia Sobral (acordeão) e músicas da autoria de Luís Cardoso. É um espectáculo feito de canções e humor, em que o fio condutor são os problemas dos homens na suas relações com o sexo oposto.
Reportório Osório transforma, de forma irónica, o quotidiano das relações afectivas em canções. As personagens masculinas de Reportório Osório ganham vida própria em cada um dos temas. Há o Amândio (alguém que fica indefinidamente assim), o Augusto (que não sabe como sair da sua relação com a namorada), o Orlando (um homem criativo e de meias palavras), o Eugénio (um desgraçado vítima de exploração doméstica), o Gervásio (que chega sempre tarde a casa por causa das tainadas), o Ernesto (que é um homem modesto e honesto), o Jeremias (que tem os seus fetiches), o Felisberto (que afinal tinha tudo para ser feliz), entre outros.
Histórias quase sempre íntimas, do dilema ao dilúvio em poucas estrofes.
As letras e a teatralidade da interpretação dão um cunho humorístico ao espectáculo, que vive muito da interacção com o público.
“São histórias que nasceram da minha cabeça mas é algo da nossa observação do quotidiano, daquilo que passamos, vimos, sentimos, ouvimos, que nos contam. É cantar e contar historias de personagens que em qualquer momento podem ser um de nós”.
 Músico de formação, Luís Fernandes referiu que o principal desafio foi encontrar o fio condutor para as músicas que já existiam. Falar sobre os homens e das sua relações (ou ralações) com as mulheres foi esse fio condutor que uniu a lógica de todas as canções.
“Se há coisa que não falta aos homens são problemas e problemas sentimentais em particular”, conta. O resultado final é um produto de humor inteligente, subtil e irónico, que faz rir da desgraça masculina com “graça”
 Segundo Luís Fernandes, as pessoas podem reagir de diferentes maneiras ao espectáculo. “Há pessoas que procuram acompanhar essa ideia das histórias tenebrosas que ali estão a ser contadas, outras procuram encontrar a ironia dessas histórias tão desgraçadas.
 O espectáculo estreou em meados do ano passado e tem andado em digressão por várias salas do país, recebendo excelentes críticas. “Temos ficado entusiasmados com a receptividade do público nos sítios por onde temos passado”, conta.
 No final, o público aplaudiu de pé os intervenientes, reconhecendo a qualidade artística do espectáculo e agradecendo os bons momentos de diversão e boa disposição proporcionados ao longo de mais de uma hora.

Município de Mortágua | 7 Abril 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário