quinta-feira, 22 de setembro de 2011

OuTonalidades arranca na sexta-feira com 57 concertos em Portugal e na Galiza

Lusa
22 Setembro 2011

A 15.ª edição do OuTonalidades, que começa sexta-feira, promete mais uma vez unir Portugal e a Galiza (Espanha) através de um circuito de música ao vivo com a participação de 19 grupos de ambos os lados da fronteira.

O programa apresenta 57 concertos que vão decorrer durante 12 fins-de-semana (até 17 de dezembro) em 21 bares e cafés-concerto situados em Portugal e na Galiza.

"O circuito cobre um território que vai desde a Corunha até ao Algarve, constituindo-se como a maior rede de música ao vivo de pequeno formato do ocidente ibérico", disse à Lusa, Luís Fernandes da associação cultural d`Orfeu, que promove o evento.

Luís Fernandes destaca a expansão geográfica que o evento alcançou nos últimos anos, adiantando que o OuTonalidades "começou por ser um circuito muito pequenino de música ao vivo em bares de Águeda e à décima edição era já um circuito nacional".

Com o início da cooperação com a Rede Galega de Música ao Vivo, há quatro anos, o evento saltou a fronteira, passando a incluir regularmente na sua programação grupos e espaços de música ao vivo galegos.

Nesta edição, o circuito português de música ao vivo alarga a sua rede a cinco novas localidades: Vimioso, Setúbal e Aljustrel, em Portugal, e Cangas e O Barco de Valdeorras, na Galiza.

O circuito vai ainda passar pelas localidades espanholas de Melide, Santiago de Compostela, Lugo, Bueu e Ourense.

No território nacional, a iniciativa passará por Chaves, Guarda, Viseu, Estarreja, Águeda, Tondela, Lisboa, Évora e Tavira.

O cartaz apresenta 19 grupos (11 portugueses e oito galegos) de géneros musicais que vão do jazz ao tradicional, do rock ao tango, do cabaret ao blues, do experimental às músicas do mundo.

Esta prevista a atuação de cinco grupos portugueses na Galiza e de oito grupos galegos em Portugal, num total de 38 concertos em regime de intercâmbio luso-galaico.

O circuito arranca na sexta-feira com dois concertos com os portugueses Couple Coffee Duo e Uxu Kalhus, respetivamente, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural (Aljustrel) e na Casa da Cultura de Famalicão da Serra (Guarda).

O OuTonalidades é coordenado pela associação cultural d`Orfeu, tendo por parceiro estratégico a AGADIC -- Axencia Galega das Industrias Culturais, além de inúmeros parceiros, em Portugal e na Galiza.

A d`Orfeu é uma associação criada em 1995 em Águeda com o objetivo de dinamizar atividades culturais através da música e da sua relação com todas as outras formas de expressão.

JYDN.

Sem comentários:

Enviar um comentário