Apesar do treino que fiz e de alguns relatos que já me tinham feito dos concertos de Reportório Osório que perdi, fui à mesma muito, agradavelmente, surpreendido pela maravilha que foi este concerto.
O local não podia ter sido melhor escolhido e o público que encheu a Igreja e mesmo sem saber bem ao que ia, aderiu imediatamente a todas as solicitações que o Luís Fernandes fazia em cada um dos personagens que inventou e para os quais fez as letras que foram acompanhadas maravilhosamente pela música criada por Luís Cardoso e interpretadas, de forma genial, pela lindíssima acordeonista Sónia Sobral.
Partindo do trocadilho que é o título do disco que canta o Amor com Humor, toda a actuação seguiu essa tónica e a cada momento algum dos presentes revia nalgum dos personagens, alguma história que lhe é familiar, quer por a ter vivido quer por lhe terem contado. Os sorrisos são uma constante, mesmo quando se tratam de assuntos seríssimos como a traição ou o marido “capacho” ou a mulher ingrata.
Vários acessórios, até um simples lenço que começa no pescoço da Sónia e chega a servir para vendar os olhos de Jeremias (o amante de Sado-Maso), ajudam a compor cada um dos personagens. O Luís usa, no bom sentido, o público como parte do espectáculo e rapidamente põe toda a gente a participar, agradado, recitando algumas das palavras que escreveu.
A música é sempre maravilhosamente bem tocada e as expressões da Sónia ajudam a perceber melhor as personagens que o Luís vai apresentando. O à vontade dos dois em palco é tanto que até deu para acrescentar uma rima extra, feita naquele dia pelo Luís, a uma das canções.
Todos os que tiveram o prazer de assistir, saíram dali completamente maravilhados e com um sorriso enorme nos lábios. Aliás, os sorrisos são uma constante no Bons Sons, mas neste concerto foram muito acima da média.
Podem ver mais alguma imagens deste belíssimo concerto em Reportório Osório no Bons Sons.
A Certeza da Música | 9 Setembro 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário